38º Encontro Cultural de Laranjeiras é apoiado pelo IPHAN

Com o tema “Lúdica: poder comunicante. Tributo a Luiz Antônio Barreto” o 38º Encontro Cultural de Laranjeiras acontece até o dia 13 de janeiro, e é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult de Sergipe e apoiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Laranjeiras, cidade histórica, com sítio tombado pelo IPHAN, torna-se palco para apresentações de mais de cem grupos folclóricos de Laranjeiras e os de outros municípios sergipanos. Além dos grupos, haverá shows, apresentações de teatro, exposições de fotografias, pintura e artesanato. E também, cafés culturais, lançamentos de livros e um Simpósio que abordará o tema central com palestras e mesas-redondas. Fará parte da programação um Fórum de Secretários Municipais de Cultura, para debater políticas municipais para este setor.

Durante o Encontro, o IPHAN apresentará os resultados do Projeto “Dia do Patrimônio na Escola”, que foi executado ao longo do segundo semestre de 2012 em escolas laranjeirenses. Uma iniciativa que tem como tema Patrimônio Cultural e envolve diversas instituições como IPHAN, Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Secretarias Municipais de Cultura e Educação e a Unidade Cimesa da Votorantim Cimentos.

O historiador pesquisador e folclorista Luiz Antônio Barreto, homenageado pelo encontro, falecido em abril de 2012, é um dos criadores do evento. Deixou como legado, vasta obra de estudo e interpretação do folclore, grande defensor que foi da preservação do patrimônio cultural sergipano.

Histórico
O Encontro Cultural de Laranjeiras foi criado em 1975, com três objetivos principais: a reversão de um passivo de descuido e de desconhecimento da cultura laranjeirense; a ampliação de uma consciência da preservação; e a divulgação para o Brasil e para o mundo, do acervo histórico e artístico das tradições populares e do sincretismo religioso que ao longo destas quase quatro décadas de trajetória está consolidado como um dos maiores do gênero em todo o País.

Confira a programação completa (aqui)

Serviço:
38º Encontro Cultural de Laranjeiras
Data: de 7 a 13 de janeiro
Cidade: Laranjeiras (SE)
Organizadora: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe

O que você pensa sobre isto ?