Brasil e Colômbia firmam parcerias na área de patrimônio cultural

De 21 a 25 de Janeiro, o Ministério da Cultura da Colômbia vai receber delegação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O evento reunirá representantes do Governo Nacional Colombiano para dar continuidade às ações que irão estabelecer um Projeto de Cooperação Técnica bilateral – Brasil / Colômbia no âmbito do patrimônio cultural.

O governo colombiano apresentará propostas, programas e projetos em relação a sua população e ao seu patrimônio cultural. Dentre eles: o Plano Nacional de Recuperação dos centros históricos da Colômbia, o projeto do Universo Cultural Afro-descendente (experiência da Ilha da Providencia), a Política de cozinhas tradicionais e o projeto Palenque global. Estes projetos serão apresentados aos delegados do IPHAN: Jurema Machado, Presidente, Marcelo Brito – Assessor de Relação Internacionais, Célia Corsino – Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial e Andrey Rosenthal Schlee – Diretor de Patrimônio Material.

A delegação do IPHAN visitará as cidades de Bogotá, Cartagena e Palenque, onde se reunirá com organizações como o Instituto Distrital de Bogotá, a Rede Turística dos Povos Patrimônio, a Oficina Escola de Cartagena, o Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena e escolas de música e dança de Palenque, com objetivo de conhecer os projetos e ações de cada um.

IPHAN também apresentará o Programa PAC das Cidades Históricas, as políticas e projetos de Patrimônio Imaterial Cultural e o Projeto do Universo Cultural afrodescendente do Brasil.

Esta visita ocorre no âmbito do Projeto de Cooperação Cultural e Educacional firmado em 2009 a partir da Comissão Mista da Cultura e da Educação entre Colômbia e Brasil. A proposta é de intensificar o intercâmbio, a cooperação mútua e a divulgação de todas as experiências e eventos culturais dos dois países, valorizando a diversidade cultural, étnica e linguística, a promoção e a proteção do patrimônio cultural a partir das possibilidades e competências de cada país.

Os governos da Colômbia e do Brasil comprometeram-se a continuar o desenvolvimento de ações, para identificar e fortalecer sua história comum, com a finalidade de estreitar as relações de integração entre seus povos.

O que você pensa sobre isto ?