Mercado Ver-o-Peso : exposição fica em Brasília até fevereiro

A exposição sobre a beleza e a tradição do Mercado Ver-o-Peso de Belém do Pará ficará em Brasília até o dia 22 de fevereiro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A mostra esta aberta ao público desde outubro de 2012 e devido a grande procura,  teve seu período de visitação estendido por mais um mês. O público poderá ter contato com os saberes e fazeres do maior mercado ao livre da América Latina. A ideia da Exposição Itinerante Ver-o-Peso surgiu em 2011, a partir da pesquisa e documentação produzidas no Inventário de Referências Culturais do Mercado Paraense.

A mostra está distribuída em temáticas. O módulo mercado traz o Ver-o-Peso como um espaço popular, conferindo amplo destaque a literatura local e contextualizando o mercado historicamente. Já o módulo patrimônio cultural sensibiliza a comunidade para a importância e os modos dos fazeres  tradicionais. Também apresenta cronologicamente a histórica da transformação da paisagem urbana local.

Os visitantes também poderão ver os achados arqueológicos coletados durante a reforma do Ver-o-Peso em 2002. Entre eles estão cerâmicas, louças, ferragens e vidros. No módulo saberes e ofícios a exposição destaca as atividades desenvolvidas  durante o século XVII, com ênfase nos modos de fazer, técnicas, processos e produtos. Completando a mostra, há exibição de vídeos e a opção de três roteiros para uma visita visual ao mercado.

Inaugurado em 1625 no antigo porto do Pirí, o Ver-o-Peso sofreu modificações ao longo do tempo, para se adaptar as necessidades de cada época. Sua feição atual remonta ao final do século XIX e é representativa do estilo  Belle Époque. O mercado integra um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. Algumas delas são a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Mercado da Carne, o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1997.

Serviço:
Exposição Itinerante Ver-o-Peso
Período: 24 de outubro de 2012 a 22 de fevereiro de 2013
Horário de visitação: segunda à sexta feira, das 8h às 18h
Local: Galeria Mário de Andrade
Sede do IPHAN – SEPS 713/913, Bloco D, Edifício IPHAN – Asa Sul – Brasília – DF
Agendamento para grupos: expoveropeso@gmail.com

Fonte: Ascom – IPHAN/PA

O que você pensa sobre isto ?