Recife recebe exposição Roberto Burle Marx : a figura humana na obra em desenho

Entre 06 de fevereiro e 28 de abril a exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho estará no Centro Cultural Correios, no Recife, após período de sucesso em Brasília e no Rio de Janeiro. Os visitantes poderão conferir 121 desenhos do artista, produzidos de 1919, aos dez anos de idade, até 1951.

Esses desenhos, parte integrante e inédita do acervo com mais de três mil peças do Sítio Roberto Burle Marx do IPHAN/Ministério da Cultura, sintetizam o período inicial de sua produção no campo das artes plásticas, marcado pelo ensino acadêmico. Feitas sobre papel em carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, as obras expostas se subdividem em três conjuntos.

No primeiro deles, há retratos, nus e esboços de figuras, nos quais se percebe a passagem de preocupações relacionadas ao domínio técnico, como o uso do claro-escuro e a proporcionalidade do corpo humano, ao desenvolvimento de uma linguagem própria, inspirada pelo traço cubista e já próxima da abstração, da qual se depreende a generosidade de seu olhar a respeito do ser humano.

O segundo conjunto contempla diversas cenas cotidianas, nas quais cadeiras, mesas e copos denotam a ambiência de bares e restaurantes. Personagens recorrentes, como fuzileiros, marinheiros e jogadores de bilhar, participam de uma atmosfera em que, por vezes, o ponto de vista do observador parece participar das trocas de olhares e palavras comuns a esses locais de convivência e entretenimento.

Por fim, o terceiro conjunto é composto de 15 desenhos não apresentados nas duas mostras anteriores. Foram feitos durante uma viagem do artista ao Nordeste brasileiro em 1932 e têm como tema cenas urbanas e rurais, com ênfase nas espécies vegetais encontradas.

Os desenhos reunidos em Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho não apenas prenunciam elementos formais presentes em sua maturidade artística, como também sugerem que seu modo de estar no mundo e cultivar amizades e paisagens participou de maneira decisiva no desenvolvimento das linhas e traços que o singularizam em termos artísticos.

Veja o convite [aqui]

Serviço:
Período: De 06 de fevereiro a 28 de abril de 2013
Visitação – Terça a sexta-feira, das 9h as 18h. / Sábados e Domingos, das 12h as 18h
Local: Centro Cultural Correios
Avenida Marquês de Olinda, 262 – Recife Antigo. (81) 3224-5739

O que você pensa sobre isto ?