Iphan-PB investe na preservação do Sítio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (IPHAN-PB) investirá R$ 250 mil na preservação do Sítio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá. O plano de ação tem como principais ações a sondagem, prospecção e escavações arqueológicas em área de 41,25 hectares de extensão, além da conservação do painel principal. O Plano também prevê a interação com a população local por meio de palestras e visitas monitoradas por técnicos para alunos da rede pública municipal, produção de um registro videográficos e a produção de uma publicação sobre a pesquisa.

A equipe contratada será formada por 20 profissionais e contará com o reforço de estudantes do curso de Mestrado em Arqueologia e de professores da Universidade Federal do Piauí. O trabalho conjunto dará mais agilidade às atividades antes das possíveis cheias do Rio Ingá.

A iniciativa objetiva preservar o patrimônio arqueológico para promover o bem cultural com atividades de Educação Patrimonial e estudar o entorno dessas rochas esculpidas em toda a área do futuro Parque Estadual Itacoatiaras do Ingá para conhecer os hábitos culturais e sociais da sociedade que ali habitava.

O IPHAN-PB terá, dentro de suas competências, a fiscalização da execução e do cumprimento das atividades previstas no Plano de Ação. Amanhã, dia 06 de fevereiro, haverá uma apresentação do Plano às 15h, no auditório do Centro de Apoio do Sítio. A Superintendência do Iphan-PB e a equipe técnica da pesquisa  estarão disponíveis à imprensa, pesquisadores e representantes institucionais para fornecer informações detalhadas.

Superintendência do Iphan na Paraíba
Endereço: Centro Histórico de João Pessoa, Praça Anthenor Navarro, nº 23
CEP: 58010-480– João Pessoa-PB
Telefone: (83) 3241-2896 / 3241-2959

O que você pensa sobre isto ?