Exposição Ver-o-Peso, em Brasília, termina essa semana

A próxima sexta-feira, dia 22 de fevereiro, é o último dia para visitação da Exposição Itinerante Ver-o-Peso, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. Desde o dia 24 de outubro de 2012, a mostra tem recebido visitantes de todas as idades e grupos de estudantes que agendam a visita e são orientados pelos monitores treinados pelo IPHAN-PA. Nesta quinta-feira, dia 21, o secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira, também visitou a Exposição.

A mostra traz a beleza e a tradição do Mercado Ver-o-Peso de Belém do Pará, apresentando os saberes e fazeres do maior mercado ao livre da América Latina. A ideia da Exposição Itinerante Ver-o-Peso surgiu em 2011, a partir da pesquisa e documentação produzidas no Inventário de Referências Culturais mercado. A mostra está distribuída em temáticas. O módulo mercado traz o Ver-o-Peso como um espaço popular, conferindo amplo destaque a literatura local e contextualizando o mercado historicamente. Já o módulo patrimônio cultural sensibiliza a comunidade para a importância e os modos do fazer tradicionais. Também apresenta cronologicamente a histórica da transformação da paisagem urbana do local. Os visitantes também poderão ver os achados arqueológicos coletados durante a reforma do Ver-o-Peso em 2002. Entre eles estão cerâmicas, louças, ferragens e vidros. No módulo saberes e ofícios a exposição destaca as atividades desenvolvidas no Ver-o-Peso durante o século XVII, com ênfase nos modos de fazer, técnicas, processos e produtos. Completando a mostra, há exibição de vídeos e a opção de três roteiros para uma visita visual ao mercado.

Inagurado em 1625 no antigo porto do Pirí, o Ver-o-Peso sofreu modificações ao longo do tempo para se adaptar às necessidade e gostos da Belle Époque, período de cultura cosmopolita na história da Europa que se iniciou no fim do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial, em 1914. O mercado integra um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. Algumas delas são a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Mercado da Carne, o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1997.

Serviço:
Exposição Itinerante Ver-o-Peso
Local: Galeria Mário de Andrade
Sede do IPHAN
SEPS 713/913, Bloco D, Edifício IPHAN – Asa Sul – Brasília – DF

O que você pensa sobre isto ?