UFMG realiza o II EPHIS – Encontro de Pesquisa em História

O II Encontro de Pesquisa em História da UFMG é uma iniciativa discente, que tem como principal objetivo promover um diálogo aberto e democrático entre os alunos de pós-graduação e de graduação em história e áreas afins. A intenção de realizar o evento surgiu a partir da consciência das limitações do espaço dedicado aos debates entre jovens pesquisadores em muitos grandes eventos. Propomos, então, um encontro feito por e para estudantes, voltado essencialmente para a troca de experiências, informações, inquietações – o que, acreditamos, muito pode contribuir para a atividade por vezes tão solitária que é a pesquisa.
A realização do I Encontro de Pesquisa em História da UFMG, nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2012 foi uma grata surpresa para os que se ocuparam de sua organização. Inicialmente pensado como um pequeno evento, o I EPHIS recebeu mais de 500 inscrições de alunos de graduação e pós-graduação de Faculdades e Universidades de 13 estados brasileiros. Tivemos a honra de poder ouvir a palestra do Professor Fernando Novais, que cativou a plateia com seu humor e sua argúcia. O evento foi saudado pelo corpo discente e docente do Departamento de História da UFMG, tendo recebido congratulação oficial do Colegiado da Pós-Graduação. Aventou-se a publicação de coletâneas de artigos em forma de livro, o que infelizmente não se concretizou.

Em 2013 o evento será realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho de 2013. Será estruturado em torno de dez Simpósios Temáticos, selecionados a partir de propostas enviadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, de sessões de Comunicações Livres de graduandos e Mini-Cursos. A substituição das sessões de apresentação de painéis por mesas de comunicações livres vem atender às diversas solicitações recebidas de estudantes de graduação da UFMG e de outras instituições, aos quais agradecemos pela manifestação. Além da Conferência de Abertura serão incorporadas à programação duas mesas redondas com temáticas a serem ainda definidas. Elas contarão com a participação de professores do Departamento de História da UFMG e de professores convidados. A Programação Cultural será mantida e ampliada. Serão publicados um caderno de resumos e anais eletrônicos.
Já se encontram abertas as inscrições de propostas de Simpósios Temáticos e Mini-Cursos. No final do mês de fevereiro divulgaremos os Simpósios Temáticos e Mini-Cursos aprovados e iniciaremos o recebimento das inscrições para comunicações, mini-cursos e ouvintes.

O que você pensa sobre isto ?