Saiu no G1: Urna indígena é encontrada durante escavação de rede de esgoto

Uma urna indígena foi encontrada nesta quarta-feira (6) no bairro da Chácara em Conceição dos Ouros (MG). Segundo a Polícia Militar, funcionários da prefeitura faziam uma escavação para a ligação de uma rede de esgoto quando encontraram o objeto.

Urna funérea foi vista durante escavação para rede de esgoto (Foto: Prefeitura de Conceição dos Ouros)

O Departamento de Cultura foi até o local e constatou se tratar de uma urna funérea indígena, que possivelmente guardava ossos dos antigos habitantes da região. Segundo a responsável pelo setor de cultura da cidade, Elaine Carvalho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou que arqueólogos da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha (MG) retirem e analisem o objeto. “Até que os arqueólogos venham para retirá-lo ele permanece enterrado e o entorno do local foi isolado pela prefeitura”, contou.

Ainda de acordo com ela, esta não é a primeira vez que urnas indígenas são encontradas no Sul de Minas. No Museu Histórico, Arqueológico, Cultural e Ambiental de Conceição dos Ouros há cinco outras urnas, além de objetos como machados, encontrados na cidade. A área é tida como habitação antiga de índios goitacazes, uma ramificação dos Tupi-Guarani.

Após ser retirada, a urna será levada para a universidade, pesquisada e em seguida encaminhada ao acervo do museu de Conceição dos Ouros.

Via G1

O que você pensa sobre isto ?