Caderno Temático de Educação Patrimonial da Paraíba faz sucesso nas escolas brasileiras

Lançado em julho do ano passado , o segundo volume da série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial intitulado “Educação Patrimonial – Reflexões e Práticas” tem sido usado por professores de história e geografia da rede pública de ensino de todos os estados brasileiros.

O Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial.

A primeira parte do Caderno Temático, intitulada “Ajudando a refletir”, é composta de artigos escritos por Cecília Londres, Sônia Florêncio, Simone Scifone, Magaly Cabral, Átila Tolentino, Samira Bandeira e Juciene Apolinário, que têm a finalidade de tecer reflexões sobre o campo conceitual e prático do patrimônio cultural e o desenvolvimento de processos de Educação Patrimonial.

A segunda parte, que vem com o título “Colocando em prática”, traz artigos sobre projetos e ações de Educação Patrimonial desenvolvidos no Estado da Paraíba. Os textos apresentam experiências em escolas, como o caso de Nazarezinho, no sertão paraibano, onde foi realizado um trabalho de arte contemporânea, tendo como elemento de criação o alfenim, uma iguaria considerada patrimônio imaterial do município. Há experiências também fora da educação formal, como o caso de Areia, onde o ponto de cultura Viva o Museu promove um trabalho de envolvimento da comunidade em prol da preservação do acervo sob a guarda dos museus da cidade. Ou a experiência da Escola Olho Vivo do Tempo, uma ONG localizada na zona rural de João Pessoa, que, respaldada na Pedagogia Griô, desenvolve seu projeto de educação, valorizando os saberes e fazeres dos mestres da cultura popular do Vale do Gramame.

Embora o Caderno Temático esteja dividido em duas partes, as reflexões e as práticas se misturam e cuidadosamente se emaranham, como um novelo que precisa ser desemaranhado para tecer a roupa. Afinal, as reflexões estão embasadas em práticas e as práticas têm como suporte teórico as reflexões.

A versão em meio digital do Caderno Temático pode ser acessada aqui.

Mais informações: (83) 3241.2896 ou casadopatrimoniojp@gmail.com.

O que você pensa sobre isto ?