Arroio Pelotas, no RS, completa dez anos como patrimônio cultural do Estado

Em comemoração aos dez anos da declaração do Arroio como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, decretou na quinta-feira (28), a lei de nº 5.642 que estabelece 2013 como o Ano do Arroio Pelotas.

Como parte das celebrações, foram colocadas duas placas de sinalização turística nas cabeceiras da ponte sobre o Arroio Pelotas, situada na avenida Adolfo Fetter.

A lei nº 11.895/2003 que declara o Arroio Pelotas como patrimônio do Estado foi criada em 28 de março de 2003 pelo então deputado estadual Bernardo de Souza e evidencia a importância histórica, econômica, turística e ambiental do Arroio.

No local onde foram postas as placas de sinalização turísticas estiveram presentes o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e a família do autor da lei, o filho Bernardo José de Souza e a viúva Hilda de Souza.

Arroio Pelotas
O Arroio Pelotas possui cerca de 60 quilômetros de extensão. O nome dado ao arroio se dá em virtude das “pelotas”, embarcações que transportavam o charque – produzida pelas charqueadas às suas margens.

Via Diário Popular

O que você pensa sobre isto ?