Curso prepara professores para Educação Patrimonial

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são parceiros na realização do Curso da Paisagem Carioca: Paisagem, Patrimônio e Cidadania. Dirigido aos professores de geografia do ensino fundamental e médio da rede pública, o evento é a primeira ação para a viabilização de um projeto maior, que envolve as duas instituições, voltado para a valorização da cidadania e do patrimônio cultural do Estado por parte de alunos de várias faixas etárias.

O Rio de Janeiro foi recentemente inscrito na lista de Patrimônio Mundial, na categoria Paisagem Cultural, e é com base nesse título que o projeto pretende compreender o que significa para os alunos o lugar onde vivem, estimulando o reconhecimento e a atuação na paisagem como exercício de cidadania, mesmo que se situe fora da área valorada pela UNESCO. Mediante ações de educação patrimonial realizadas sobre imagens fotográficas, capturadas pelos estudantes e professores, apontando problemas e virtudes de seu bairro, pretende-se valorizar a cidadania e o nosso Patrimônio Cultural, através da discussão das razões para a seleção desses elementos e o que pode ser feito para a sua preservação ou transformação.

Pela metodologia em desenvolvimento, será solicitado a cada aluno que tire duas fotos: uma, que represente coisas boas que devem ser preservadas na paisagem de seu bairro; e outra, as coisas ruins que deveriam ser transformadas. Serão elaboradas pequenas legendas explicativas e esse conjunto de imagens, incluindo uma escolhida por toda a turma, será carregado em um blog (http://www.flickr.com). Professores e estudantes terão acesso, através da internet, ao material produzido por todos os envolvidos e, assim, através da análise e comparação, será produzida uma discussão sobre as diferentes características da paisagem cultural do Rio de Janeiro. A proposta de ação foi desenvolvida pelo Geoppol – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território – do Departamento de Geografia da UFRJ, através do Projeto de Extensão Rio Patrimônio – sentidos da Paisagem Carioca, aprovado no edital PROEXT do MEC e com parceria do IPHAN/RJ.

A Oficina
Com a carga horária de 20 horas, as palestras do Curso da Paisagem Carioca: Paisagem, Patrimônio e Cidadania têm por objetivo traçar estratégias, metodologias, além de estabelecer ações práticas que possam ser desenvolvidas com os alunos. Nos três primeiros encontros, especialistas falarão sobre os temas Paisagem, Patrimônio e Cidadania, Rio de Janeiro como Patrimônio Mundial e Educação Patrimonial. No último dia, será a vez da atividade Oficina Paisagem Carioca, durante a qual será realizado o treinamento dos professores, o aprimoramento das propostas, a saída a campo para a captação das suas imagens e a respectiva alimentação do banco de dados.

O evento acontecerá no auditório da sede do IPHAN/RJ, localizada na Avenida Rio Branco, 46, no Centro do Rio de Janeiro, sempre às sextas-feiras, dias 26 de abril e 3, 10 e 17 de maio, das 13h às 16h30min.

Informações e inscrições:
riopaisagemcultural@yahoo.com.br.
Os professores deverão fornecer nome completo, telefone, formação, escolas e segmentos de ensino em que atuam.

O que você pensa sobre isto ?