3ª Conferência Municipal da Cidade acontece em São Bernardo do Campo


A Conferência Municipal da Cidade é uma oportunidade de participação ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração de políticas públicas e a avaliação de sua implementação nas questões relativas ao desenvolvimento urbano.

Com a realização de nossa 3ª Conferência, a cidade de São Bernardo do Campo se mantém integrada a um movimento nacional de conferências municipais que serão realizadas a partir de abril em todo o país para debater a formação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Com base no tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, vamos debater e apresentar propostas em torno das questões, estratégias de construção, conflitos e desafios para a efetivação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano na perspectiva da promoção da Reforma Urbana.

Após a realização das etapas municipais serão realizadas as Conferências Estaduais, que contarão com delegados eleitos em cada município dos estados por meio das suas Conferências Municipais, e debaterão propostas encaminhadas pelos seus municípios a partir do tema nacional. As Conferências Estaduais ainda têm a tarefa de eleger delegados para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília no período de 20 a 24 de novembro de 2013.

Para participar, você deve procurar a entidade, associação, instituição, organização ou conselheiro da cidade que melhor represente seu segmento na sociedade e se inscrever.
Em São Bernardo do Campo seu segmento está representado por meio de integrantes do Conselho Municipal da Cidade e do Meio Ambiente (ConCidade), que se reúnem a cada dois meses e debatem as questões relativas ao desenvolvimento urbano e ambiental de nossa cidade.

Participe!

Traga suas ideias, propostas e soluções para as questões como habitação, saneamento, transporte e mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento.

Eixos Temáticos

Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU
Neste eixo, debateremos a estrutura necessária para garantir a efetiva participação e controle social no Sistema para atingirmos a reforma urbana.

Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU
Eixo que permite o debate da estratégia de financiamento do sistema por meio da constituição de um fundo capaz de viabilizar e reforma urbana.

Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial
Tema que trata da integração de políticas públicas setoriais e da integração territorial como instrumento para se promover a reforma urbana.

Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade
Temática que possibilita a construção de uma política que estimule a implementação de instrumentos indutores do melhor aproveitamento da terra urbana na perspectiva da garantia do cumprimento de sua função social.

Por meio destes eixos, entre os quais você deverá escolher para contribuir diretamente em nossa Conferência, é que produziremos propostas para encaminhar às Conferências Estadual e Nacional das Cidades e, assim, contribuir para a construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano que possibilite mudar nossas cidades.

O que você pensa sobre isto ?