Faculdade de Arquitetura da UFBA promove curso Introdução à Fotogrametria Digital Arquitetônica

Cartaz_Fotogrametria_2013_R2

O curso “Introdução à Fotogrametria Digital Arquitetônica” é uma atividade de extensão promovida pela Faculdade de Arquitetura da UFBA – FAUFBA, sendo parte integrante de um escopo mais amplo, denominado do programa permanente para a Documentação do Patrimônio Arquitetônico do Estado da Bahia, com o uso de Tecnologias Digitais que esta sendo implementado pelo Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho – LCAD.

A atividade tem como metas principais a formação de pessoal técnico no uso da fotogrametria de curta distância para a documentação de edificações; a produção de documentos de diversos tipos como ortofotos, desenhos e modelos geométricos, e a difusão da fotogrametria como uma tecnologia viável para uso no levantamento de imóveis.

Este curso pretende discutir as tecnologias digitais aplicadas à documentação do patrimônio edificado, em especial a Fotogrametria Digital, com a utilização do software PhotoModeler, para criação de modelos geométricos tridimensionais, modelos simplificados com aplicação de foto-texturas, fotos retificadas e ortofotos a partir de fotografias.

A Fotogrametria pode ser usada por profissionais das mais diversas atividades que desejem obter informações métricas e representações gráficas a partir de fotografias. Dentre esses profissionais encontram-se arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos, geólogos, arqueólogos, médicos, odontólogos e outros.

A Arquitetura e o Urbanismo são áreas do conhecimento que necessitam freqüentemente do levantamento e da documentação de objetos existentes, seja para o desenvolvimento de novos projetos ou ainda de reforma, ampliação, restauração, seja para o estudo e planejamento de cidades. A Fotogrametria Digital representa uma poderosa técnica para a obtenção de medidas, criação de modelos 2D, 3D (fotorrealísticos ou não) e ortofotos, uma vez que apresenta uma série de vantagens com relação às formas tradicionais de levantamento (como medição direta e levantamento topográfico), dentre as quais podem ser citadas: redução de custos, rapidez, precisão e flexibilidade. É mais simples o deslocamento da câmara para a tomada de fotografias, do que a medição direta sobre o objeto. Além disso, as fotos podem ser re-utilizadas para a obtenção de novas medidas ou de outros detalhes do objeto fotografado.É importante ressaltar que as vantagens da utilização das técnicas fotogramétricas para documentação de objetos aumentam nos casos de edificações complexas e de grandes dimensões, situação freqüente com relação aos monumentos históricos, onde é difícil e/ou trabalhoso o cadastramento através de métodos tradicionais. Muitas vezes, o estado de deterioração e a presença de pontos inacessíveis dos edifícios antigos tornam-se obstáculos para uma documentação satisfatória.

OBJETIVOS

O curso é estruturado em trono dos seguintes objetivos:
•Introduzir conceitos básicos relacionados à Fotogrametria Digital.
•Apresentar o software PhotoModeler, as etapas de processamento e suas
aplicações.
•Desenvolver aplicações e metodologias de utilização de ferramentas computacionais
para levantamento cadastral com fotografias.
•Contribuir para a difusão da Fotogrametria Digital para a documentação de formas
arquitetônicas e urbanas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo do curso está dividido nos seguintes tópicos:
-Fundamentos da Fotogrametria
-Principais conceitos e aplicações da Fotogrametria
-Restituição fotogramétrica
-Sistemas de aquisição de imagens
-Utilização do PhotoModeler
-Etapas da restituição fotogramétrica: planejamento, aquisição de dados em
campo, processamento
-Processamento dos dados:
-Orientação interna (calibração)
-Orientação externa: ferramentas para traçado das feições e primitivas
-3D
-Criação das superfícies: comandos para criação de superfícies
-Obtenção dos produtos e exportação
-Estudos de caso e aplicações do PhotoModeler
-Exercícios com a utilização da monorrestituição e restituição a partir de várias
fotografias.
-Desenvolvimento de trabalho prático orientado para obtenção dos seguintes
produtos:
-Modelo geométrico tridimensional de edificações com aplicação de foto-texturas;
-Fotos retificadas e ortofotos de fachadas de edificações, e Vetorização das fotos retificadas e/ou ortofotos.

O que você pensa sobre isto ?