Evento internacional sobre preservação do patrimônio edificado acontece em Salvador/BA

Sem títuloA dimensão urbana do patrimônio será o tema central do ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, que acontece de 14 a 17 de maio de 2013, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Principal encontro sobre o assunto realizado no Brasil, o ArquiMemória 4 é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA). O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) participa do ArquiMemória 4 em mesas redondas e com um estande para mostra e venda de publicações.

O evento reunirá profissionais e pesquisadores da Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Paraguai, Cuba, Panamá, México, Estados Unidos, Hungria e de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de discutir as diversas relações entre cidade e patrimônio no Brasil e em outros contextos. Os participantes terão oportunidade de trocar experiências sobre as relações entre gestão, planejamento urbano e preservação do patrimônio, os instrumentos de política urbana, o que podem fazer as parcerias público-privadas na preservação e gestão do patrimônio edificado, os mega eventos e seus impactos nos sítios culturais, dentre vários outros assuntos. Na programação, acontecerão mesas redondas, sessões temáticas, colóquios, exposição de projetos, lançamento de livros e ainda o Fórum de Dirigentes Estaduais de Órgãos de Preservação do Patrimônio Cultural.

A presidenta do IPHAN, Jurema Machado, participará da solenidade de abertura, no dia 14 pela manhã. Durante a semana, o Instituto também coordenará debates sobre o patrimônio material e imaterial, nas mesas redondas O IPHAN e a dimensão urbana do patrimônio e Novos conceitos, novos patrimônios. No primeiro eixo temático serão abordados o desafio do patrimônio ferroviário nas grandes metrópoles nacionais; as maquetes eletrônicas como instrumento para o planejamento de centros históricos; e o PAC Cidades Histórias e o seu impacto em pequenos conjuntos urbanos. Já o segundo grupo abordará os desafios e possibilidades de uma política federal do patrimônio cultural; a diversidade linguística como objeto de patrimonialização; e a gestão compartilhada e sustentabilidade dos bens culturais registrados.

O público interessado em participar do Arquimemória 4 pode se inscrever até a data do evento pelo site www.iab-ba.org.br/arquimemoria4. O custo das inscrições varia entre R$ 200,00 (estudantes) e R$ 500,00 (profissionais de outras áreas que não arquitetura). Arquitetos associados ao IAB têm desconto especial. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas enviando e-mail para arquimemoria4@gmail.com ou pelo telefone (71) 3018-3120.

Serviço:
Arquimemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado
Data: De 14 a 17 de maio de 2013
Local: Centro de Convenções da Bahia [Avenida Simon Bolivar s/nº – Armação, Salvador]

Mais informações para a imprensa:
COMUNIKA PRESS (71) 3497-5000
Aleksandra Pinheiro – alepinheiro@comunikapress.com.br – (71) 9121-5359
Débora Teixeira – debora.teixeira@comunikapress.com.br – (71) 9188-1423|8341-0204

O que você pensa sobre isto ?