Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio – José La Pastina Filho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 7º evento do ciclo de palestras “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 17 de maio, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”. O Prof. Esp. José La Pastina Filho da Superintendente do Iphan/PR será o convidado.

A Prof. Esp. José La Pastina é formado em Arquitetura (UFPR-1973), especialista em Restauração (USP-1974). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA desde 1980 e Superintendente do Iphan no Paraná desde 1993. É autor de vários projetos de restauração no Paraná, dentre os quais “Casa Lacerda e Theatro São João, Lapa” e “Fortaleza do Mel, Paranaguá/PR”. Publicou artigo “Plantadores de Urbes”, no livro Tradição/contradição (SEEC/PR, Curitiba-PR, 1986) e “Tanque de Guerra”, no livro 300 e tantas histórias de Curitiba: Coletânea (Artes & Textos – PR, 2002).

Durante a palestra poderemos conhecer um pouco mais sobre as diversas obras realizadas pelo pintor francês Jean Baptiste Debret no período entre 1816 e 1831, durante sua viagem ao Brasil, na Missão Artística Francesa. O Prof. Esp. La Pastina, também apresentará a metodologia desenvolvida para o estudo dessas gravuras e como é feita a correta identificação de várias cidades do sul do Brasil.

Ciclo de Palestras Conversa Pai D’égua
O objetivo é discutir e esclarecer diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar de forma qualificada esses assuntos. Já foram realizadas quatro palestras abordando os temas “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011” e “De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas”.

Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio
Palestra: “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil” – Prof. Esp. José La Pastina Filho da Superintendente do Iphan/PR
Dia: 17/05/13  Horário: 09h às 12h
Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, esquina com Benjamim Constant)
Inscrições: carla.cruz@iphan.gov.br | Inscrições gratuitas | Será entregue certificado

O que você pensa sobre isto ?