IPHAN-PB promove mostra cultural sobre tradicionalismo regional

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (IPHAN-PB) apresenta, de 28 de maio a 16 de agosto de 2013, a exposição Vale do Gramame: Memórias e Vivências. A região é rica em recursos naturais e preciosa pela vivacidade cultural. Abrange comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígena, com uma população aproximada de 20 mil habitantes, situada numa área periférica das cidades de João Pessoa e Conde.

Dentre as expressões culturais existentes no Vale, destacam-se o coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras infantis, o cultivo e o manuseio de ervas, além de muitas narrativas lendárias.

A exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”, ao mesmo tempo que convida o público a vivenciar a riqueza cultural dessa região, também faz uma homenagem aos mestres e mestras locais, que mantêm vivas as suas referências culturais, transmitindo-as às novas gerações.

Além de painéis educativos, também serão expostos objetos, como um grande barco em madeira, que retratam o cotidiano e as referências culturais das comunidades. A exposição realizada em parceria com a Congregação Holística da Paraíba contará ainda com vídeos produzidos pela Escola Viva Olho do Tempo, mostrando a riqueza do Vale pelo olhar dos seus moradores e mestres da cultura popular.

Vale do Gramame: Memórias e Vivências está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h à 17h. A entrada é livre. E podem ser feitas visitas guiadas de grupos escolares. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (83) 3241.2896.

O catálogo da exposição está disponível no link:  http://casadopatrimoniojp.com/?p=721.

Serviço:
Exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”
Data:
28 de maio a 16 de Agosto de 2013
Local: Praça Rio Branco, nº 30, no Centro de João Pessoa – João Pessoa -PB

O que você pensa sobre isto ?