Antigo prédio da Câmara Municipal de Porto Velho deverá abrigar museu

Antigo prédio da Câmara está tomado por mato e entulhos (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)

A antiga sede da Câmara Municipal de Porto Velho, localizada na Rua José Bonifácio, no centro da cidade, deverá ter a estrutura restaurada para abrigar o Museu da Oralidade, onde relatos de figuras políticas que contribuíram historicamente para a formação do município deverão fazer parte do acervo. O início da obra depende da sanção do Projeto de Lei (PL) que transfere a propriedade, pertencente a prefeitura, para a câmara.

De acordo com o presidente da câmara municipal, vereador Alan Queiroz (PSDB), autor do PL que autoriza a prefeitura a doar a propriedade para o legislativo, cerca de R$ 800 mil de recurso próprio deverão ser empenhados na obra e o projeto de restauração já foi elaborado com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A antiga administração chegou a anunciar a transformação do espaço em uma Divisão Multicultural, com espaços artísticos para teatro, artes plásticas e audiovisual. Entretanto, o projeto não saiu do papel.

A atual presidente da FunCultural, Jória Lima, se manifestou a favor da doação do prédio à câmara, “tendo em vista que a câmara já possui projeto e recurso para isto”, justificou a  presidente, salientando a importância da recuperação histórica e cultural do município.

fonte: G1 Rondônia

Uma ideia sobre “Antigo prédio da Câmara Municipal de Porto Velho deverá abrigar museu

O que você pensa sobre isto ?