Dado primeiro passo para reforma do Teatro Nacional

foto: BRITO/GDF

O aviso de licitação para escolher a empresa que vai elaborar o plano de reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS) foi publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal, com edital estimado em R$4,6 milhões.

‘Precisamos de um projeto para uma reforma total na estrutura do teatro para que se volte a ter dignidade na maior casa de ópera da capital da República’, ressaltou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

A empresa vencedora da concorrência elaborará o projeto executivo, que fará mudanças internas necessárias para adequar a casa de espetáculos às regras de acessibilidade e às determinações de segurança da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

‘Será escolhida uma empresa com expertise principalmente em lidar com obras tombadas, que terá acompanhamento e diagnóstico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)’, explicou o secretário.

O processo de escolha, no modelo de pregão eletrônico, será no dia 4 de junho, às 10.00, e está disponível nos sites da Secretaria de Cultura e de licitações do GDF.

O vencedor terá 120 dias para apresentar os projetos executivos, e posteriormente uma segunda etapa definirá a empresa que fará a obra.

A previsão da pasta é que a reforma comece em agosto e dure dez meses.

‘A restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro demorou um ano, nossa expectativa é que o Teatro Nacional seja reformado em tempo menor’, destacou o secretário de cultura.

O Teatro Nacional Cláudio Santoro é um dos maiores complexos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, com 43 mil metros quadrados de área construída.

fonte : Agência Brasília

O que você pensa sobre isto ?