Centro Cultural Indígena será inaugurado em Porto Velho/RO

O Centro Cultural Indígena construído no entorno da Capela de Santo Antônio, como parte do pacote de compensação da Santo Antônio Energia (SAE) para a construção da UHE Santo Antônio, será inaugurado em uma semana, em Porto Velho. São cinco prédios para exposições e apresentações culturais.

A Capela de Santo Antônio continua como um dos marcos da criação de Porto Velho. Prestes a completar 100 anos de construção a capela ganhou reformas no piso, pintura nova, central de ar-condicionado, calçadas com acessibilidade, lixeiras e estacionamento. Entretanto, um dos principais pontos turísticos da capital também terá outros cinco prédios que foram construídos para abrigar o Centro Cultural Indígena.

O centro poderá ser utilizado para exposições e apresentações culturais. Um dos prédios foi adaptado para se tornar uma biblioteca. O projeto de construção da obra foi acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (IPHAN).

Acessibilidade para cadeirantes, banheiros e lanchonete também fazem parte da obra. Tudo adaptado ao clima amazônico. Uma das principais atrações do local é um estrutura em formato de oca, construção indígena, projetada pelo mesmo arquiteto responsável pelo cenário do filme ‘Xingu’. Uma homenagem aos povos que cederam espaço para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

fonte: G1 Rondônia

O que você pensa sobre isto ?