Paraná é pioneiro na implantação de software de gestão de acervos museológicos

Foto: Kraw Penas
Na foto (esquerda para direita): Regiane de Souza Martins (Equipe Técnica Pergamum), Marcos Rogerio de Souza (Coordenador Pergamum), Karina Muniz Viana (gestora museológica da Secretaria de Estado da Cultura), Joelson Ricardo Stroparo (Equipe Técnica Pergamum), Filomena Hammerschmid (Fundação Cultural de Curitiba) e Josilaine de Oliveira Cézar (Equipe Técnica Pergamum).

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), apresentou nesta quinta-feira (6), no XII Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum, a plataforma tecnológica Pergamum Museus, desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). O projeto, inédito no país, tem por objetivo tratar a gestão dos acervos museológicos do Estado de maneira sistêmica, integrada e padronizada. Ou seja, criando uma base de dados unificada, que contemple diversas tipologias de acervos. Além disso, permitirá o acesso à pesquisa pela internet, garantindo a democratização do conhecimento e ampliação de pesquisas sobre o patrimônio museológico do Paraná.

Diretores e técnicos de universidades e museus participaram do encontro, que marcou a apresentação do projeto piloto do software que está implantado atualmente no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu do Expedicionário, Museu da Imagem e do Som, Museu Municipal de Arte, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba e Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Alguns espaços situados em outros municípios do Paraná, como São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel e Irati também integram a rede piloto. O lançamento oficial do projeto será feito no Encontro Estadual de Museus, a ser realizado no segundo semestre de 2013. “Esta ação faz parte do projeto Museus Paraná, plano gestor museológico elaborado com o objetivo de organizar e potencializar as instituições museológicas do Estado, fortalecer o Sistema Estadual de Museus e promover a descentralização da cultura”, explica a gestora museológica da SEEC, Karina Muniz Viana.

O projeto
O Pergamum é um software criado há mais de 15 anos. O sistema possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca, facilita a gestão dos centros de informação e é usado por diversas instituições nacionais e internacionais. Em uma parceira entre o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), há dois anos vem sendo desenvolvido o software para a gestão dos acervos museológicos. Alguns espaços já contam com o software, que ainda está em desenvolvimento.

O Paraná é o primeiro estado a ter esse sistema implantado. “A ideia é fazer com que os museus tenham um software que os possibilite gerenciar seu acervo. O Paraná será modelo para o país”, afirma o coordenador do Sistema Pergamum, Marcos Rogério de Souza.

fonte: SEEC

O que você pensa sobre isto ?