Cromomuseu Pós-Pictorialismo no Contexto Museológico em Porto Alegre-RS

Uma exposição inverte a lógica tradicional ao apresentar uma sala com quadros de costas para o público em paredes pintadas de diversas cores com formas geométricas e proporciona reflexão e questionamentos sobre o espaço museológico tradicional. Assim é Cromomuseu: Pictorialismo no Contexto Museológico.

Cromomuseu é formada por uma plataforma museográfica composta por paredes pintadas com centenas de cores sobre as quais são expostas as obras e uma “galeria invertida”, construída dentro de uma das galerias do MARGS, onde as pinturas são mostradas com seu verso voltado para o público. Cromomuseu declara temporariamente o fim do chamado cubo branco — o espaço de exposições privilegiado pela modernidade para exibição de obras.

Trata-se de um espaço asséptico, branco, inodoro e sem interferência de luz externa, cujo objetivo é isolar a produção artística do mundo real, possibilitando que tudo o que seja exibido naquele espaço torne-se, por essa razão, consagrado como arte. O cubo branco foi assim concebido como uma plataforma ideológica capaz de canonizar as obras da modernidade.

O que você pensa sobre isto ?