Escolas de Vitória recebem ação educativa para preservação do patrimônio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espirito Santo (IPHAN-ES), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Turismo, Instituto Goia, e as autoras do kit interativo Pinte em Vitória – Patrimônio Histórico (Márcia Lins Rosas e Míriam Rosas Mangueira), realiza nas escolas da rede pública municipal a ação educativa Vitória –Patrimônio em Cores.

Os alunos receberão o kit composto de livro interativo e pôster para colorir com ilustrações do artista Wagner Veiga, algumas delas com bens protegidos pelo IPHAN. Ao longo do ano, a iniciativa envolverá instituições parceiras, alunos e professores com a cidade, estimulando descobertas, resgatando memórias, revisitando lugares e produzindo novos olhares e sentidos.

De início, há um Projeto de Formação semi-presencial para os professores da rede pública municipal, com carga horária de 80 horas, voltada ao patrimônio natural, histórico e cultural de Vitória. Visitas técnicas aos monumentos com a Secretaria de Turismo enriquecem e complementam os conteúdos apresentados. Os alunos também terão a oportunidades de fazer uma visita técnica ao Centro Histórico, como parte do Projeto Iniciação Escolar para o Turismo, visita guiada aos bens tombados do projeto Visitar (Instituto Goia), além de participarem de 59 projetos específicos apresentados pelas escolas.

Vitória, capital do Espírito Santo, fundada em 08 de setembro de 1551, é a terceira capital mais antiga do Brasil. Conhecer e percorrer o Centro Histórico, construções do período colonial, Igrejas dos séculos XVI, XVII e XVIII, Palácios, Teatro, Monumentos Naturais, promovendo uma aprendizagem significativa, são ações deste programa que apresenta VITÓRIA como PATRIMÔNIO EM CORES.

O que você pensa sobre isto ?