Encerra nesta sexta a II Semana de Arqueologia da UNIR, em Porto Velho

No período de 24 a 28 de junho de 2013, aconteceu a II Semana de Arqueologia no auditório da Diretoria de Educação à Distância (DIRED), no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. O tema desta edição foi “Arqueologia das Terras Amazônicas”.O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Arqueologia Amazônica Eurico Miller (CAREM) e Departamento de Arqueologia (DARQ) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A programação foi composta por conferências, apresentação de Comunicações, mesas redondas e minicursos com  as participações do professor André P.Prous (UFMG), Eduardo G. Neves (MAE/USP), Gerson Levi-Lazzaris e Jorlan Oliveira (Documento Patrimônio Cultural), Michelle M. Tizuka (Scientia Consultoria Científica), Maria Coimbra (Museu Regional de Arqueologia de Rondônia), Ednair Rodrigues Nascimento (Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL), Carlos Zimpel (UNIR), Renato Kipnis (Scientia Consultoria Científica), Juliana R. Santi (Scientia Consultoria Científica), Silvana Zuse (Unir) e Eduardo G. Neves (MAE/USP).

Para o chefe do Departamento de Arqueologia, professor Carlos Zimpel, é imprescindível a interação entre o aprendizado de aula – e in loco – e a discussão do que há na Amazônia em termo de pesquisa em arqueologia. “O patrimônio arqueológico tem importância histórica e cultural, e o objetivo do debate é informar a importância da arqueologia quanto ao contexto ocupacional e comportamental das sociedades que habitaram a região”, concluiu o professor.

Para mais informações acesse http://semanadearq.blogspot.com.br  ou www.arqueologia.unir.br.

O que você pensa sobre isto ?