Iphan no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – 2013

O tema patrimônio cultural se faz novamente presente no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes. Em 2013, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoverá, de 24 a 26 de julho, o Encontro “ProEext – Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural – Práticas e Reflexões”.

A iniciativa visa aproximar coordenadores, professores e estudantes que participaram do ProEext nos últimos quatro anos e avaliar o desenvolvimento da parceria entre o IPHAN, Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo é traçar estratégias para acompanhar, avaliar, qualificar e aproximar os resultados dos projetos com o trabalho do Instituto e contribuir para a consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural.

Confira aqui Programação do Encontro ProExt.

Além do Encontro, o Instituto, responsável desde 2011 pela curadoria do Festival no tema Patrimônio, selecionou oficinas que acontecem de 15 a 19 de julho. A programação também contará com intervenções audiovisuais próximas às atrações do Festival (Casa da Ópera/Centro de Convenções/Praça da UFOP) nos dias, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho. O Projeto intitulado Miragens será realizado em conjunto com seis adolescentes, de 14 a 18 anos, alunos das escolas de Ouro Preto, e tem o intuito de desenvolver junto a eles uma série de partituras audiovisuais unindo suas impressões e desejos de intervenção e transformação do espaço público urbano.

O Festival
Com o tema Em Tempos Diversos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013 segue as tendências da atualidade e tem a diversidade como fio condutor das suas atividades. As apresentações, oficinas, shows, fóruns e espetáculos, foram pensados com o intuito de levar o público a navegar por diferentes tempos e estilos, e contribui para fomentar a reflexão de um assunto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas: o respeito às diferenças.

O evento é realizado simultaneamente, em duas das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP) e as prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.

Programação das Oficinas da Curadoria de Patrimônio

Inscrições pelo site http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2013/index.php

Contatos pelo e-mail: sentidosurbanosop@gmail.com

O que você pensa sobre isto ?