Etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade acontece em agosto

Será nos próximos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, a reunião da Comissão Nacional de Avaliação da 26º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este ano, No total, 76 ações foram selecionadas entre as 233 inscritas nos 27 estados Brasileiros. A premiação é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN e foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. A partir deste ano, está dividido oito categorias.

As ações selecionadas estão inscritas nas seguintes categorias:
• Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais – 07
• Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais – 12
• Patrimônio Imaterial – 13
• Patrimônio Arqueológico – 04
• Políticas públicas, programas e projetos governamentais – 06
• Responsabilidade Social – 3
• Comunicação e mobilização social – 13
• Ações Educativas – 18

A 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também os 120 anos de nascimento do modernista  Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual IPHAN. A festa da premiação será em outubro, em Brasília. O vencedor de cada categoria receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.

Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o IPHAN desde sua fundação em 1937, até 1968.

O que você pensa sobre isto ?