Restauração do galpão da Madeira-Mamoré está na fase final, em RO

Recuperação do galpão do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, está quase pronta (Foto: Halex Frederic/G1)

A obra de recuperação do galpão do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Porto Velho, que conta com a antiga oficina, girador e rotunda, já está na fase final. De acordo com a concessionária Santo Antônio Energia (SAE), o local deverá receber um museu para preservar as histórias dos profissionais que trabalharam na construção do complexo, peças e locomotivas. O galpão recuperado receberá uma vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e, somente após a avaliação e aprovação, será feita uma licitação para construir o museu.
Giovani Barcelos, arquiteto do Iphan é responsável por acompanhar as obras no local e contou ao G1 que o galpão passou por uma reestruturação geral, compreendendo a troca de telhas danificadas, modificação na estrutura metálica oxidada e enferrujada, reestruturação do piso, implantação de um novo sistema de drenagem e recebimento de uma nova pintura no local.

Veja matéria completa no G1

Uma ideia sobre “Restauração do galpão da Madeira-Mamoré está na fase final, em RO

  1. É importante para Porto velho para o Estado de Rondônia a manutenção deste imóvel, pois preserva o inicio do atual estado Rondoniano, é também um monumento que lembra o esforço e sacrifício daquele trabalhadores brasileiros e estrangeiros que construíram no meio da selva rios e variadas doenças tropicais a ferrovia Madeira Mamoré. É a manutenção da memória.
    um grande abraço
    Luiz Brito

O que você pensa sobre isto ?