Deu no Notícias do Dia : Dalmo Vieira Filho e os planos para humanizar Florianópolis

foto: Rosane Lima/ND

Dalmo Vieira Filho compara a cidade, em diversos exemplos, como um organismo vivo. Às vezes a chama de artefato cultural. Defende pedestres, ciclovias e transporte coletivo. Quer Florianópolis como a capital com maior área verde urbana do Brasil, preservando costas e mangues. É difícil saber se as ideias do superintendente do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano darão certo. Mas uma coisa já parece certa: as ideias mudaram.  

O Centro de Florianópolis começou a ser usado em momentos que estavam vazios e surgiram as ciclovias de domingo. Agora há grandes desafios pela frente, como o Plano Diretor e um sistema de transporte coletivo circular.

Nascido em Curitiba, Dalmo é especialista em conservação e restauro de sítios e monumentos históricos. Foi arquiteto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), onde se tornou superintendente regional. É professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Nesta entrevista, Dalmo fala sobre projetos, desafios e o que espera para Florianópolis.

Veja a entrevista completa aqui

O que você pensa sobre isto ?