Países africanos de língua portuguesa se encontram no Centro Lucio Costa

O Centro Lucio Costa (CLC), centro regional de formação em gestão do Patrimônio administrado pelo Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DAF/IPHAN), promove de 09 a 13 de setembro, no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, um encontro com os Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop).

A proposta é estabelecer parcerias e ações para a preservação do patrimônio cultural e natural. A partir da troca de conhecimentos sobre as realidades dos diversos países participantes; suas demandas, possibilidades jurídicas, institucionais e dos referenciais conceituais e metodológicos, a reunião tem como objetivos estabelecer um plano de trabalho conjunto entre o CLC e o African World Heritage Fund (AWHF), com relação aos Palop. Os participantes também vão discutir o programa de formação do CLC, visando à adesão dos Palop ao Centro.

Estão confirmadas as participações de Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e do AWHF.

Durante o evento será lançado o Manual de Referência do Patrimônio Mundial, edição em língua portuguesa, documento que estabelece todos os requisitos para a inscrição de um bem, como patrimônio mundial da humanidade. A presidenta do IPHAN, Jurema Machado, estará presente na abertura do encontro, dia 09 às 9h, e ministra a palestra Realidades, demandas e possibilidades para a gestão do patrimônio no Brasil. O programa do encontro inclui também uma visita ao Palácio Gustavo Capanema, onde está instalado o CLC, edifício marco da arquitetura moderna brasileira.

Criado em 2010 mediante acordo do Governo Brasileiro com a UNESCO, o CLC é um Centro de Categoria II e tem como estratégia central a intensificação das relações Sul/Sul, especialmente entre os países da América do Sul e África lusófona. Entre os seus objetivos estão a qualificação para a gestão do patrimônio cultural e a atuação como centro de referência nas áreas de educação, pesquisa e difusão cultural.

Confira a programação completa clicando [aqui].

Serviço:
Encontro com os Países Africanos de Língua Portuguesa

Data: de 09 a 13 de setembro de 2013
Local: Centro Cultural Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro
Rio de Janeiro – RJ

O que você pensa sobre isto ?