Semana Nacional do Trânsito tem Trilha Educativa em parque tombado no Recife/PE

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o Sítio da Trindade, localizado no bairro Casa Amarela, no Recife, será sede da XIII Feira de Educação de Trânsito, um evento promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE).

Por se tratar de um parque tombado a nível federal, desde 1974, enquanto conjunto paisagístico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/PE) programou uma ação de Educação Patrimonial que levará os participantes do evento a conhecer os bens culturais e o contexto histórico do Sítio da Trindade.

Neste local, foi construído em 1630, o Forte do Bom Jesus, considerado um marco da resistência brasileira à invasão holandesa no Brasil. Em função da construção da fortificação, uma multidão de pessoas, amedrontadas com a ocupação do inimigo, migrou para o entorno do Forte e constituíram um povoado, conhecido como o Arraial Velho do Bom Jesus.

Pesquisas arqueológicas, realizadas em 1968-69, pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, comprovaram ser o Sítio da Trindade o local exato deste episódio, por meio da escavação de um trecho do fosso que circundava o Forte.

Portanto, para o dia do evento, foi elaborado um roteiro que percorrerá os bens históricos, arqueológicos e culturais do Sítio da Trindade, por meio da Trilha Educativa do Arraial Velho do Bom Jesus. Os monitores, alunos da Escola Estadual Dom Bosco, situada em frente ao bem protegido, participaram de uma palestra de capacitação, realizada pelo IPHAN, e farão a mediação entre o patrimônio cultural e os visitantes do evento, discutindo, sobretudo, conceitos de patrimônio e a importância da preservação desses bens por ações da própria comunidade.

Além disso, também foi elaborado um folheto sobre a história do Sítio da Trindade e diversas informações, para ser distribuído durante o evento.
A campanha do DETRAN-PE deste ano tem como objetivo contribuir para a educação de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres bem como atingir crianças e jovens, para que haja mais respeito, tolerância e, sobretudo, segurança no trânsito.

A ideia é sensibilizar a sociedade para os perigos que rondam vias urbanas e rodovias e estimular os cidadãos a serem partícipes no processo de alteração de comportamento coletivo no trânsito.

Serviço:
Trilha Educativa do Arraial Velho do Bom Jesus
Monitoria:
 – Matutina: 9h às 11h /Vespertina: 14h as 16h
Local: Sítio da Trindade, bairro Casa Amarela, Recife.
Data: 19, 20 e 21 de setembro

O que você pensa sobre isto ?