Oficina mirim inicia ações do projeto de Salvaguarda do Tambor de Crioula

Na manhã da próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, terá início a primeira ação do projeto Salvaguarda do Tambor de Crioula, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula. O projeto será lançado com oficina de Incentivo à Formação de Grupos Mirins, destinada a crianças e jovens de 7 a 15 anos de idade, abordando dança, canto e toque do Tambor de Crioula, com carga horária de 40 horas/aula.

A iniciativa é uma das ações do projeto de salvaguarda do Tambor de Crioula, conveniado entre o IPHAN e a Secretaria de Cultura local e tem como objetivo possibilitar às crianças e jovens adolescentes a compreensão da relevância do Tambor de Crioula, proporcionando, de forma privilegiada, a aprendizagem dos fundamentos técnicos, das disposições corporais e da percepção dos sentidos lúdicos e religiosos da prática dessa manifestação cultural. Para a execução do projeto foram investidos R$ 500 mil por parte do IPHAN e a R$ 125 mil da Secretaria.

A oficina acontecerá no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho de 7 de outubro a 28 de novembro. Os interessados poderão se inscrever na segunda-feira, de 8h às 9h no Centro de Cultura Popular, situado na Rua do Giz, 221 – Centro.

O Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2007 e no ano seguinte foram iniciadas as discussões em torno do Plano de Salvaguarda do Tambor de Crioula, com o objetivo de fortalecer essa prática cultural nas suas mais variadas formas de expressão. Dentre as ações previstas voltadas à preservação dos modos de fazer o Tambor de Crioula, serão realizadas oficinas que proporcionam a valorização e transmissão de conhecimentos, ao mesmo tempo em que fomentam a prática cultural do Tambor de Crioula, fortalecendo o sentimento de pertencimento cultural de seus praticantes.

O que você pensa sobre isto ?