Iphan executa obras do PAC Cidades Históricas em Iguape/SP

As obras serão realizadas diretamente pelo IPHAN. Isto significa que o IPHAN fará o acompanhamento, desde a licitação dos projetos,  fiscalização até a entrega das obras já restauradas.

Sobrado dos Toledos

Segundo o historiador Roberto Fortes, ao escrever sobre o Casario de Iguape, “o Sobrado dos Toledos foi construído na primeira metade do Século 19, O agricultor e capitalista José Carlos de Toledo, o seu mentor, morreu empobrecido após o prédio ser confiscado pela justiça. Em 1879, seus filhos e o seu genro adquiriram o imóvel do Juízo Municipal de Iguape. Em 1918, Antônio Carlos de Toledo Júnior  venderam suas partes para Ana de Toledo Aguiar. Em 1931, foi feita a doação do sobrado ao Santuário do Bom Jesus, para que abrigasse os romeiros durante as festividades do padroeiro.”

Sobrado do Comendador (Paço Municipal)

O prédio fica na esquina das ruas 9 de julho e 15 de Novembro ( que antigamente se chamavam Rua Direita e Rua da Glória, respectivamente). O prédio foi construído entre 1865 e 1866.  Era ocupado na sua parte térrea com os negócios e o escritório do Comendador e seu andar superior servia de residência para a família. Foi sede do Club Beneficente e Recreativo Iguapense e da Câmara Municipal. Em 1945 foi adquirido pela Prefeitura passando a ser , até os dias de hoje,  o Paço Municipal.

Casa de Fundição ou Cadeia Velha

Fica localizada na Rua da Neves, 11 e é uma construção original do Século XVII.  Estabelecida em 1653, a Casa de Fundição, já serviu como quartel e Casa da Câmara e Cadeia . Atualmente abriga o Museu Municipal de Iguape.  As Casas de Fundição recolhiam o ouro extraído pelos mineiros, purificavam-no e o transformavam em barras, nas quais era aposto um cunho que a identificava como “ouro quintado”, isto é, do qual já fora deduzido o tributo do “quinto”. Era também expedido um certificado que deveria acompanhá-la daí em diante.

fonte: Casa do Patrimônio do Vale do Ribeira

O que você pensa sobre isto ?