Arquitetura em madeira é tema de simpósio do IPHAN no Acre

A necessidade de identificação, reconhecimento, valorização e fomento à perenidade da produção da arquitetura de madeira no Acre foi o motivo principal que levou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN-AC) e o Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Teconolgia (IFAC) a realizar o I Simpósio sobre Arquitetura de Madeira que acontecerá dia 10 de dezembro, no Auditório do Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, capital do estado. Os certificados serão emitidos pelo IPHAN-AC com a carga horária de 4h, após o evento.

Como a arquitetura em madeira é uma característica cultural fortemente expressa no modo de habitar e de construir no Acre, o simpósio busca valorizar, dentro do repertório do patrimônio cultural, os bens edificados acrianos que somam à significância cultural que caracteriza a vastidão da arquitetura e urbanismo no Brasil.

O Simpósio será um espaço para o debate sobre a necessidade crescente de conhecimento e acerca das ocorrências arquitetônicas remanescentes das diversas épocas e, também, a respeito e das políticas públicas para proteger esses elementos arquitetônicos. Durante o evento, será lançado também o Curso de Extensão voltado para a Conservação do patrimônio edificado em madeira que tem como objetivo fomentar a formação de mão-de-obra especializada no mercado de trabalho local. As inscrições para o I Simpósio sobre Arquitetura de Madeira são gratuitas e podem ser feitas por e-mail, telefone ou presencialmente na sede do IPHAN-AC ou no dia do evento.

A proposta é que o simpósio seja realizado anualmente para produzir conhecimento e para compartilhar informações sobre a arquitetura de madeira, a exemplo dos Ofícios Tradicionais, das Técnicas Construtivas, da Arquitetura Vernácula, da Arquitetura Popular, da Arquitetura Contemporânea, entre tantos outros.

Confira [aqui] a programação
Veja o convite clicando [aqui]

Serviço:
I Simpósio sobre Arquitetura de Madeira
Data:
 10 de dezembro de 2013, das 14h às 18h
Local: Auditório do Palácio da Justiça,
Rua Benjamin Constant, 277, Centro
Rio Branco – AC

O que você pensa sobre isto ?