Cultura Jesuítico-Guarani é tema de seminário no Rio Grande do Sul

O Sítio de São Miguel Arcanjo, considerado Patrimônio Nacional desde 1938 e declarado como Patrimônio Mundial em 1983, é uma das grandes belezas gaúchas. Para comemorar estas datas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Sul (IPHAN-RS), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de São Miguel das Missões, promove o Seminário Internacional Missões – Patrimônio da Humanidade: Turismo Cultural e Preservação, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Inserido no PAC das Cidades Históricas, o sítio receberá em 2014, um Centro Cultural das Missões com espaço para receber turistas e apreciadores de história da arte. A programação das festividades inclui a apresentação do Coral Guarani e apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no palco em frente às Ruínas. O encerramento será com o espetáculo de Som e Luz, no dia 13, às 21h30. As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail: parque.missões@iphan.gov.br ou pelo telefone (55) 3381-1399. Confira [aqui] a programação.

Missões Jesuíticas

O município gaúcho abriga parte da antiga redução Jesuítica-Guarani de São Miguel Arcanjo, fundada por volta de 1687, e o Museu das Missões, inaugurado em 1940. A serviço da coroa espanhola, os catequizadores jesuítas iniciaram 30 grupos de evangelização em terras indígenas no sul do Brasil. Em meio ao campo, florestas e gado de corte, os jesuítas implantaram pequenas colônias cada uma com seu povoado: praças, igrejas, colégios, cemitério e outas edificações. O sistema colaborativo idealizado fez com que aumentasse o imaginário europeu sobre as missões e a utopia do novo mundo.  Com a expulsão dos missionários, as colônias minguaram em algumas, só restam ruinas.

Declarado como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a cidade se tornou ponto turístico pelos vestígios imponentes, marcados pela espiritualidade. São Miguel Arcanjo é parte importante da história do Rio Grande do Sul. A conservação das ruínas é realizada pelo IPHAN desde 1938, um trabalho que inclui também o patrimônio cultural dos Guarani e a paisagem cultural da região.

Museu das Missões
O Museu das Missões faz parte do sítio tombado pela União em 1937, onde está situado o mais significativo remanescente material dos Sete Povos das Missões, comunidades indígenas lideradas e organizadas pelos Jesuítas. Neste sítio foi erguida a Igreja de São Miguel Arcanjo, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1983.

O Museu foi criado em 8 de março de 1940, projeto do arquiteto Lucio Costa e abriga a maior coleção de arte missioneira do Brasil. De terça-feira à domingo é realizado no Sítio Histórico o espetáculo de Som e Luz relatando as guerras guaraníticas. O Museu também apresenta os vídeos Sonho da Paixão e Computação Gráfica.

Serviço:
Seminário Internacional Missões – Patrimônio da Humanidade: Turismo Cultural e Preservação
Data:
12 e 13 de Dezembro de 2013
Local: Hotel Park Tenondé – São Miguel das Missões

Rua São Miguel, 664 – Centro

O que você pensa sobre isto ?