Conselho de Mestres da Capoeira toma posse no Rio de Janeiro

O novo Conselho de Mestres de Capoeira toma posse no dia 7 de junho em uma cerimônia  no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado. Os componentes foram eleitos em janeiro deste ano. Vão representar o estado do Rio de Janeiro e trabalhar em parceria com o IPHAN em politicas de salvaguarda da Capoeira.

A eleição, realizada na Conferência Regional da Capoeira, no Centro Cultural Cartola, contou com a presença de aproximadamente 300 mestres e capoeiristas. Foram eleitos 30 conselheiros titulares e 30 suplentes, 15 da região metropolitana e 15 do interior do estado. Entre as atribuições do Conselho está a divulgação, identificação e desenvolvimento de pedagogias da capoeira e a criação de fóruns temáticos.

Considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, o ofício dos mestres de capoeira e a roda de capoeira foram registrados pelo IPHAN, respectivamente, no livro de Registro dos Saberes e no de Formas de Expressão, em outubro de 2008.

O que você pensa sobre isto ?