Olhares do Brasil: Pirenópolis (GO), por Rafael Neddermeyer

Clique nas imagens para ampliar

A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727. Na segunda metade do século XVIII, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado.

Apesar das mudanças das rotas comerciais da região a partir de 1850, o crescimento do centro urbano vai até o fim do século XIX, quando a cidade passou por um período de estabilidade econômica e cultural.do devido à crise da exploração do ouro.

Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio.Nos últimos anos o turismo em Pirenópolis ganhou importância, incrementando a economia local.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, Pirenópolis está localizada há poucos quilômetros da cidade de Brasília (DF), no estado de Goiás.

A cidade possui curiosidades históricas e culturais e, ao mesmo tempo, locais para práticas de ecoturismo e esportes de aventuras.

Suas simpáticas ruas são preenchidas por casarões, prédios e igrejas em estilo barroco. Estas tradições culturais estimularam o desenvolvimento de um original artesanato local, em que se destacam a fabricação de joias de prata e móveis de madeira.

Há ainda o trabalho da fiação de colchas e cortinas e a criação de objetos em barro e pedra.

2 ideias sobre “Olhares do Brasil: Pirenópolis (GO), por Rafael Neddermeyer

  1. nao sona cidade mais tambem na chegada pepois do posto da policia militar começa no barbovsa o lixo e vai ate acidade que triste

  2. A cidade é linda e o povo hospitaleiro mas tem perdido a caracteristica antiga e muitas casas foram adulteradas em sua fachada. O cuidado com o meio ambiente deixa a desejar. Os rios sofrem com a poluição e o lixo toma conta das ruas. Estive la ha um mes e fiquei triste com o que vi.,

O que você pensa sobre isto ?