Educação Patrimonial na Arqueologia é abordado em Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum de Artes 2015 iniciou na última quarta-feira, 8 de julho, em Minas Gerais, com o tema O que te afeta. Dentro da programação do evento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará o Seminário Educação Patrimonial na Arqueologia.

O evento, que acontece até o dia 19 de julho, tem o intuito de reafirmar a importância das manifestações culturais, do diálogo entre a população local e os visitantes, da troca promovida pela arte. Promovendo shows, exposições, oficinas, peças de teatro e de dança, mostras de cinema e atividades para as crianças.

Entre os dias 15 e 17 de julho, a Casa do Patrimônio de Ouro Preto oferecerá por meio de um ciclo de debates a reflexão sobre a prática da Educação Patrimonial nos processos de reconhecimento e valorização nas ações relacionadas à arqueologia e à preservação do patrimônio cultural.  As mesas do Seminário contarão com professores acadêmicos e representantes de instituições da sociedade civil, a fim de colocar em diálogo as diferentes perspectivas e explanar, sobretudo, o vínculo da atual política institucional sobre o tema.

Confira a programação:

15/07

Manhã:

Mesa 1 – Educação Patrimonial, Arqueologia e preservação do patrimônio cultural: uma construção.

Esta mesa tem por objetivo apresentar as diretrizes institucionais sobre a Educação Patrimonial bem como identificar suas relações com as ações do campo da Arqueologia e da preservação do patrimônio cultural.

– Sônia Regina Rampim Florêncio – CEDUC/DAF/Iphan

– Danilo Curado – CNA/DEPAM/Iphan

– Marcus Vinicius – DPI/Iphan

Tarde:

Mesa 2 – Educação Patrimonial na Arqueologia: trajetórias e possibilidades.

Esta mesa apresentará a trajetória da Educação Patrimonial na arqueologia bem como seus desdobramentos nas práticas atuais nos processos de licenciamento.

– Cilcair Andrade – Museu Nacional da UFRJ

– Márcia Arcuri – Departamento de Museologia EDTM UFOP

16/07

Manhã:

Mesa 3 – Educação Patrimonial na Arqueologia de Contrato.

Esta mesa abordará a Educação Patrimonial nos processos de reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural nos processos de licenciamento.

– Camila Moraes Wichers – UFG

– Carlúcio Baima – PEP MP – CNA/Iphan

Tarde:

Mesa 4 – Sociedade Civil e Educação Patrimonial na Arqueologia

O objetivo dessa Mesa é o de apresentar e refletir sobre práticas de Educação Patrimonial no âmbito de instituições da sociedade civil.

– Fabiana Pereira Barbosa – Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri

– Elizabete Buco  – FUMDHAM – PI e Ana Stela Negreiros – Iphan – PI

17/07

Manhã:

Mesa 5 – Educação Patrimonial nos currículos dos cursos de arqueologia.

Esta Mesa abordará a questão da inserção da Educação Patrimonial nos currículos dos cursos de arqueologia de forma a identificar as principais abordagens e necessidades das ações educativas durante a formação desses profissionais.

– Márcia Arcuri – UFOP

– Irislane Moraes – UFAP

O que você pensa sobre isto ?