Museu do Trem tem exposição com 117 fotos da “maria-fumaça” e novos trilhos

0408TREMTrens modernos em movimento, passageiros apressados nas plataformas, paisagens bucólicas vistas da janela de uma maria ­fumaça e outras centenas de imagens em que ferrovias são protagonistas fazem parte de uma exposição de fotografias aberta no Museu do Trem, no Engenho de Dentro.

Batizada de “O Trem — ontem e hoje, uma viagem no tempo”, a mostra, com 117 imagens, acontece num espaço que tem tudo a ver com o acervo: o museu, ao lado do Estádio Olímpico Engenhão, funciona nas dependências do galpão de pintura de carros da antiga Estrada de Ferro Pedro II.

Além da exposição, os visitantes podem conhecer um rico acervo do passado ferroviário do Brasil. Dentro do museu, há cinco locomotivas e quatro vagões antigos. Alguns preservam o mobiliário e até objetos de decoração originais.

Entre as mais de mil peças disponíveis, destacam­-se a locomotiva Baroneza (na grafia antiga, com z), a primeira a trafegar pelo Brasil, em 1854; e o vagão que servia a D. Pedro II. Está lá também o vagão usado por Getúlio Vargas na década de 1930.

O museu abre de segunda a sexta­-feira, das 10h às 16h, na Rua Arquias Cordeiro 1.046.

O que você pensa sobre isto ?